sábado, 21 de junho de 2008

Cuidados das Chinchilas


O local adequado para a chinchila é uma gaiola espaçosa, que fique em um lugar arejado e seco - onde não bata sol - e que tenha uma temperatura adequada, entre 18° e 22°C. Como elas não toleram temperaturas muito altas, coloque um ventilador, se possível, nos dias mais quentes. No entanto, não deixe sua chinchila em locais onde haja corrente de vento ou em temperaturas inferiores a 18ºC, pois ela poderá contrair pneumonia.
Passeios diários fora da gaiola são importantes para que a chinchila possa se exercitar e interagir com seu dono. As chinchilas são animais naturalmente desconfiados, mas que, com a convivência, vão aos poucos se tornando mais dóceis. Durante os passeios de sua chinchila é importante cuidar para não expô-la a ambientes que ofereçam riscos, como fios elétricos, etc. Deve-se também manter os vasos sanitários sempre fechados e pequenos orifícios tapados (você não acreditaria os lugares em que uma chinchila consegue se esconder). A supervisão constante do animal fora da gaiola é extremamente necessária, pois acidentes podem ocorrer com facilidade.
Um banho periódico é importante e pode ser muito divertido e engraçado, tanto para a chinchila como o dono. Contudo, o banho é feito com carbonato de cálcio ao invés de água, em uma banheira que deve ser posta dentro da gaiola apenas durante o tempo do banho. O carbonato é um pó branco bem fino, que tira a sujeira e oleosidade do pêlo. Não devem ser usados areia ou talco para o banho, apenas o produto específico.
Os dentes das chinchilas crescem o tempo todo, então é preciso gastá-los. Coloque dentro da gaiola a casca de um côco (somente a casca!!!) para que ela possa roer. Alguns tipos de madeira também podem ser colocados, mas é importante que elas não sejam resinosas e não tenham recebido inseticidas.

Sem comentários: